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31/01/2018

A Lei da Diminuição do Lanche

 Após a reinauguração de uma hamburgueria perto de casa, em um espaço maior e mais modernizado, eu notei que o meu lanche preferido tinha sofrido uma alteração: Ele costumava ser maior. Todos os ingredientes continuavam lá: a gorgonzola, o molho especial, o cheddar e o saboroso hambúrguer artesanal por entre o pão australiano. O pão e o hambúrguer, entretanto, pareciam menores, e os demais ingredientes pareciam ter sofrido uma pequena diminuição em sua quantidade. O preço talvez continuasse o mesmo, eu não lembrava a quantia original. Eu notei, portanto, que eu havia sido vítima dos efeitos implacáveis e dolorosos da impiedosa Lei da Diminuição do Lanche.

 A "Lei da diminuição do lanche" é um fenômeno de alteração no tamanho, qualidade e/ou preço de produtos alimentícios vendidos por novos estabelecimentos com o passar do tempo. Uma hamburgueria artesanal recém inaugurada, a fim de impressionar os primeiros clientes, irá produzir e vender lanches com a qualidade e preço mais satisfatórios possível, tendo em mente também a competição no mercado.

 Em caso de prosperidade do negócio, a hamburgueria acata mais custos, com mais funcionários, mais e melhores equipamentos, e possivelmente até a construção ou reforma para aumentar o local do estabelecimento. Isso, em ultimato, gera uma necessidade de maior renda para equilibrar os gastos extras, levando a um impacto direto no tamanho, qualidade e preço dos produtos, acarretando assim a diminuição do lanche. A hamburgueria então diminui, por exemplo, o lanche de R$25: o hambúrguer passa de 200g pra 180g, ou reduz-se a quantia de seus demais ingredientes, ou o tamanho do pão (ou uma combinação de todos eles). O preço pode continuar o mesmo ou subir. Em alguns casos o preço pode subir enquanto o lanche se mantém igual.

 Em caso de dificuldades financeiras, o lanche pode sofrer sua diminuição, porém o preço sofre nenhuma ou pouca alteração, podendo até mais barato para tentar competir com o mercado.

 O fator da diminuição do lanche encontra um momento de estagnação ou pouca flutuação enquanto o estabelecimento se encontra em situação comercial estável, mantendo um produto satisfatório e conseguindo um bom equilíbrio entre custo, renda e boa satisfação dos clientes - há menos que o estabelecimento decida aumentar a proporção dos lucros em relação aos custos, acarretando mais uma vez na diminuição do lanche. Os perigos de diminuir o lanche visando maior margem de lucros é a perda da clientela para estabelecimentos concorrentes. Em alguns casos, a diminuição do lanche e a alteração de seu preço podem ser impactantes a ponto de gerar críticas negativas. Dependendo da severidade e quantidade de críticas, o estabelecimento pode se ver pressionado a baixar os preços e/ou a aumentar a qualidade dos lanches, até novamente alcançar um equilíbrio.

 A tendência da relação de diminuição do lanche e alteração de seu preço quase nunca são proporcionais. Antes um lanche de R$25 podia ter 2 hambúrgueres de 200g, meia folha de alface, 2 pequenas rodelas de tomate, 2 pedaços de cheddar, 1 colher de chá de maionese caseira e uma pitada de molho especial. Conforme a Lei da diminuição do lanche, esse lanche pode sofrer a diminuição de seus 2 hambúrgueres de 200g pra 180g e 1 pedaço de cheddar, a diminuição do diâmetro e espessura da massa do pão e ingredientes mais restritos ou baratos para o molho especial. O preço, no entanto, pode continuar o mesmo, abaixar muito pouco em proporção à diminuição do lanche ou até mesmo aumentar, seguindo uma proporção inversa.

 Observação importante: a diminuição do lanche, conforme já descrito, não envolve só o tamanho e preço, mas também a qualidade dos ingredientes, as vezes sendo substituídos por quantidades menores, marcas ou métodos de produção inferiores e mais baratos. Igualmente importante observar também que A Lei da Diminuição do Lanche não se aplica só a lanches. Refrigerantes, sucos, bolachas, cervejas, assim como a indústria alimentícia como um todo (e não só ela) sofrem os efeitos dessa Lei. Outro dia um vendedor de doces do prédio onde trabalho anunciou-me, muito espertamente só após eu pegar uma caixa de seus brigadeiros de churros, o seu aumento de 10 para 12 reais. Mais uma vez a Lei da Diminuição do Lanche furtivamente me atacou de surpresa com todo o seu implacável golpe de descontentamento. E o próximo pode ser você.